sexta-feira, 18 de maio de 2018

Góticos de Brasília reeditados em vinil transparente.

Acaba de ser lançado o split LP do Lupercais com o Pompas Fúnebres, duas bandas de rock gótico ativas nos anos 90 em Brasília, DF. O vinil, que é transparente e foi fabricado na nova fábrica paulista Vinil Brasil, reúne as melhores músicas de ambas as bandas, que poucos conhecem devido ao fato de terem lançado apenas cassetes na época.


























O Lupercais teve dois lançamentos oficiais em cassete: "Lupercais" (95) e "Desregramento dos Sentidos" (96). O LP resgata 4 canções dessas fitas. O som da banda segue a linha do pós-punk inglês de Bauhaus e Joy Division, mas também lembra bandas paulistas oitentistas como o Muzak e o Zero. Em 98 a banda teve triste fim devido à morte do vocalista. Fica então esse importante registro para a posteridade, lançado 20 anos depois.   

























Já os Pompas Fúnebres nunca teve nenhum lançamento oficial. Apesar de tocar ao vivo bastante na época, o único registro que ficou foi uma fita gravada em 1990 de um ensaio da banda. Temos no LP 4 músicas oriundas dessa fita, que apesar de ser um ensaio, apresenta um som muito bom e que mostra um rock minimalista influenciado por Young Marble Giants e Tuxedomoon.

Quem lança esse vinil é um pessoal que orbita ao redor do Sebo Clepsidra, local relativamente novo do centro de São Paulo que vende uma seleção bem fina de livros e quadrinhos. Esse pessoal também edita os fanzines Espectros, De Profundis e Carcasse. O vinil tem encarte com fotos das bandas e as letras de todas as músicas.

No encarte, encontramos o seguinte texto, que explica o projeto: "Esse é um trabalho de resgate e perpetuação de bandas cujas melodias e letras marcaram nossas vidas como uma faca quente, ferida profunda que só pode ter a dor aplacada através da ressonância constante dessas músicas para além de nossas almas".

O vinil está a venda na Locomotiva Discos por R$ 70. É bastante limitado, então garanta já o seu na loja ou pelo site, clicando aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário