terça-feira, 17 de abril de 2018

Ganam é um restaurante especializado em dim sum.

A comida chinesa é a mais rica do mundo, os sabores, as texturas, os formatos, existem inúmeras variedades, mas o cidadão comum geralmente só conhece o frango xadrez. Não seja essa pessoa limitada, ignorante e conservadora, busque conhecer outros pratos da culinária chinesa. Como por exemplo a cozinha cantonesa, de Cantão, sul da China.

A China é um país imenso e assim como no Brasil temos a comida nordestina ou a mineira, na China também existe a cozinha regional. Em São Paulo temos centenas de restaurantes de comida chinesa, dentre os quais alguns especializados em algumas regiões, como o Ganam, que serve o dim sum, que é uma espécie de entrada ou petisco cantonês.




















Dim sum são pequenas porções em formatos variados, recheados com carne, legumes ou frutos do mar, que podem ser fritos ou cozidos no vapor. Dá para comer de entrada para algum prato maior ou simplesmente se empanturrar com várias porções diferentes e ficar nisso a refeição toda. No Ganam, cada porção custa R$ 12 e geralmente vem com 4 pequenas unidades.



















No cardápio do Ganam, além dos usuais pratos chineses, tem 3 páginas dedicadas ao dim sum, com fotos e breve descrição em português, como por exemplo bolinho de arroz à vapor recheado com camarão, cogumelo recheado com lombo, massa folhada frita de nabo com recheio de inhame, enfim, a variedade é imensa e vale a pena ir várias vezes e experimentar todos.

A minha paixão pelo dim sum começou quando descobri em São Paulo a rede inglesa de restaurantes Ping Pong, que eu já tinha ouvido falar em Londres, como sendo um restaurante de "finger food", que ao pé da letra, pode ser traduzido como “comer com os dedos”. Pequenas porções para serem pegadas com a mão e consumidas em um mordida ou duas, ou seja, o dim sum.















O dim sum era a especialidade do Ping Pong, um restaurante chinês chique, localizado no Itaim Bibi e também dentro do Shopping Morumbi. Esse restaurante marcou o começo do meu relacionamento com a Roberta, a quem eu queria impressionar levando-a para restaurantes bacanas e diferentes. Funcionou, pois casamos e hoje lembramos com enorme saudosismo do Ping Pong, que infelizmente fechou.

A comida do Ping Pong era uma coisa espetacular. Inclusive superior a do Ganam. Mas o Brasil entrou em crise, o restaurante fechou as portas e fica somente a saudade. Hoje quando comemos dim sum no Ganam, sempre lembramos do Ping Pong, na mesa surge frases como "nossa, você lembra de como era fina e transparente a massa de arroz do dim sum?". Comemos felizes, pois pelo menos temos o Ganam, que também é uma delícia.

Serviço: Ganam Chinese Style Foods, Rua Barão de Iguape, 93, Liberdade, São Paulo, SP.





 








    

Um comentário:

  1. Gilberto ...obrigado pela dica vou dia desses no restaurante provar alguns.

    ResponderExcluir