quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Lee Ranaldo, do Sonic Youth, lança livro no Brasil.

Chega às prateleiras brasileiras "Jrnls 80s", livro de Lee Ranaldo publicado pela primeira vez em 1998 nos Estados Unidos. O livro contém excertos dos diários e cadernos, incluindo letras, poemas e outros textos curtos escritos nos anos 80, em paralelo com a primeira década do Sonic Youth como banda.



























O período abordado no livro coincide com a fase independente da banda, durante as primeiras turnês, rodando os EUA (e o mundo) em furgões usados, dormindo em casas de amigos e dividindo o palco com nomes como Dinosaur Jr., fIREHOSE e Big Black. A abrangência é exatamente de uma década: a primeira anotação do diário é de 1980 e o livro termina em julho de 1989, alguns meses depois do lançamento do álbum "Daydream Nation" e menos de um ano antes de "Goo", que seria lançado por uma major.


























O livro é o lançamento inaugural de uma nova editora, a Terreno Estranho, que surge para ocupar o vácuo deixado pela Ideal, que infelizmente não publica mais livros de música com a velocidade que costumava publicar uns anos atrás. Esse é um livro que poderia cair como uma luva na Coleção Mondo Massari, que na Ideal publicou excelentes livros como "Alguém Come Centopeias Gigantes?", "Nós Somos a Tempestade", a HQ "Malcolm", entre outros.


























A edição brasileira traz uma introdução inédita escrita por Lee Ranaldo, além de um prefácio assinado por Amanda Mont’Alvão e Vinicius Castro, do site Sounds Like Us. No apêndice, Fabio Massari abre o baú da memória para relembrar o primeiro show do Sonic Youth que ele assistiu, em 1987. Essa resenha inclusive é uma das partes mais legais do livro. Sempre bacana ler histórias do reverendo Massari.































O novo disco de Lee Ranaldo foi lançado apenas uns meses atrás. Intitulado "Electric Trim", é o vigésimo primeiro álbum (!) do músico. Saiu pelo renomado selo Mute. Para quem gosta de literatura, as letras desse álbum foram escritas em conjunto com o escritor Jonathan Lethem, cujo excelente livro "A Fortaleza da Solidão" foi lançado no Brasil pela Companhia das Letras em 2007. Fica a dica.

O livro "Jrnls 80s" de Lee Ranaldo pode ser adquirido na Locomotiva Discos, clicando aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário