quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Cemitério, “Cemitério” LP (Kill Again, 2015).


























A maioria das bandas precursoras da cena metaleira nacional do começo dos anos 80 cantava em português. Somente em meados da década, principalmente por causa das bandas que a Cogumelo Records lançava, o inglês se tornou a língua padrão. Por causa do sucesso do Sepultura, a grande maioria das bandas de metal brasileiras canta em inglês até hoje. Mas isso começa a mudar com o surgimento e sucesso de bandas como o Velho e Cemitério.

É um grande prazer ouvir uma banda de metal com boas letras em português. É esse o caso do Cemitério. As letras são todas influenciadas por clássicos filmes de terror. Influenciadas não seria a melhor palavra usada, já que a maioria delas prestam verdadeiros tributos aos filmes, a começar pelos nomes: “A Volta dos Mortos Vivos”, “Sexta-Feira 13, “Holocausto Canibal”, “A Sentinela dos Malditos” etc. As letras geralmente contam a história dos filmes.  

O som do Cemitério é metal extremo, mais precisamente death metal, com direito a voz gutural e andamento rápido, porém cadenciado, raramente caindo no bate-estaca. O mais impressionante é que lendo encarte ficamos sabendo que o paulista Hugo Golon é responsável por todos instrumentos e produção. Cemitério é uma “banda de um homem só”. Hugo também toca no Blasthrash, Side Effects e Comando Nuclear.

Vale visitar o canal da banda no YouTube. Tem vídeos para quase todas as músicas do álbum, geralmente com imagens dos filmes em questão e com as letras de legenda. Esse álbum foi lançado no fim do ano passado em CD e agora é lançado em vinil, com direito a pôster e adesivos. Tem a versão em vinil preto e vinil roxo. O vinil custa quatro vezes mais que o CD, mas nesse caso, vale a pena investir. É um álbum muito bom. Fora a capa, que é ótima também. Que mais bandas de metal brasileiras passem a cantar em português!

Você pode adquirir o vinil roxo do Cemitério na Locomotiva Discos, clicando aqui. O vinil preto está aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário