Chega às prateleiras brasileiras "Jrnls 80s", livro de Lee Ranaldo publicado pela primeira vez em 1998 nos Estados Unidos. O livro contém excertos dos diários e cadernos, incluindo letras, poemas e outros textos curtos escritos nos anos 80, em paralelo com a primeira década do Sonic Youth como banda.
O período abordado no livro coincide com a fase independente da banda, durante as primeiras turnês, rodando os EUA (e o mundo) em furgões usados, dormindo em casas de amigos e dividindo o palco com nomes como Dinosaur Jr., fIREHOSE e Big Black. A abrangência é exatamente de uma década: a primeira anotação do diário é de 1980 e o livro termina em julho de 1989, alguns meses depois do lançamento do álbum "Daydream Nation" e menos de um ano antes de "Goo", que seria lançado por uma major.
O livro é o lançamento inaugural de uma nova editora, a Terreno Estranho, que surge para ocupar o vácuo deixado pela Ideal, que infelizmente não publica mais livros de música com a velocidade que costumava publicar uns anos atrás. Esse é um livro que poderia cair como uma luva na Coleção Mondo Massari, que na Ideal publicou excelentes livros como "Alguém Come Centopeias Gigantes?", "Nós Somos a Tempestade", a HQ "Malcolm", entre outros.
A edição brasileira traz uma introdução inédita escrita por Lee Ranaldo, além de um prefácio assinado por Amanda Mont’Alvão e Vinicius Castro, do site Sounds Like Us. No apêndice, Fabio Massari abre o baú da memória para relembrar o primeiro show do Sonic Youth que ele assistiu, em 1987. Essa resenha inclusive é uma das partes mais legais do livro. Sempre bacana ler histórias do reverendo Massari.
O novo disco de Lee Ranaldo foi lançado apenas uns meses atrás. Intitulado "Electric Trim", é o vigésimo primeiro álbum (!) do músico. Saiu pelo renomado selo Mute. Para quem gosta de literatura, as letras desse álbum foram escritas em conjunto com o escritor Jonathan Lethem, cujo excelente livro "A Fortaleza da Solidão" foi lançado no Brasil pela Companhia das Letras em 2007. Fica a dica.
O livro "Jrnls 80s" de Lee Ranaldo pode ser adquirido na Locomotiva Discos, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário