quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Selo espanhol lança compilação dedicada à música de vanguarda latino-americana.
















 
Lançada pelo selo espanhol Munster Records, a compilação "Invenciones: La Otra Vanguardia Musical en Latinoamérica 1976-1988" reúne artistas latino-americanos que pertencem a uma época de transição em que conviviam diversas correntes artísticas, a expansão da indústria fonográfica e a produção independente, o desenvolvimento da música eletroacústica e a chegada dos sintetizadores.

Muitos artistas aqui incluídos ganharam status de ícones. São figuras decisivas para a compreensão do período cultural a que pertencem em seus países. São também figuras incomuns cuja sensibilidade se espalhou pela América Latina: o espírito de experimentação que estava redefinindo os rumos da música na região.

Estes artistas desenvolveram projetos na contracorrente, em que é possível reconhecer certas tendências: uso livre do folclore, composições abertas, explorações nos limites do rock e da experimentação com a tecnologia.

Representando o Brasil nesta compilação, está o Grupo Um (foto), cuja raiz é o jazz de vanguarda, a música brasileira e a experimentação eletroacústica, participando com “Mobile/Stabile”, composição de Lelo Nazario escrita em 1976 e incluída no álbum “Reflexões sobre a Crise do Desejo” em 1981.





Lançada em CD duplo, vinil duplo e mp3, a compilação traz encarte ilustrado e bem documentado. Estamos aceitando encomendas na Locomotiva Discos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário