segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Comida inglesa feita por um punk inglês em São Paulo.

Se pizza é da Itália, sushi é do Japão e pho é do Vietnã, o fish & chips é o prato típico inglês. Apesar de ser encontrado em toda esquina da Inglaterra, em São Paulo quase não existe lugares que servem o peixe frito com batata e os que servem geralmente o fazem de forma péssima. Mas temos exceções e o peixe do Pie In The Sky, em Perdizes, é uma delas.


















Pode parecer simples fazer um fish & chips, mas fazer um típico inglês é bem difícil. Peixe frito qualquer um faz, eu inclusive cresci comendo o peixe frito maravilhoso da minha mãe, empanado com creme de cebola. Ela fazia toda semana. Tenho paixão por peixe frito e por isso quando experimentei o autêntico fish & chips inglês, foi amor a primeira vista.

A minha mãe usa pescada branca ou filés de saint peter, abre o pacote de creme de cebola, coa o pó, passa o peixe no pó e coloca para fritar por imersão numa frigideira com óleo quente. Já o peixe usado no fish & chips inglês é o bacalhau. A diferença começa aí. Esse é peixe usado no do Pie In The Sky. Já experimentei vários fish & chips em São Paulo e ninguém usa bacalhau.

O empanamento é um capítulo a parte. Basicamente é feito com farinha, mas geralmente é adicionado um monte de outros ingredientes que podem ser pimenta do reino, bicarbonato de sódio e até mesmo cerveja. Aliás, tem que ter cerveja, de preferência uma preta estilo "stout". O segredo de um bom fish & chips está no empanamento do peixe. É difícil fazer, quase ninguém acerta. O Pie In The Sky acerta em cheio. A batata frita é cortada a mão. Batata congelada em restaurante ninguém merece.


















Curiosamente, quando eu vou no Pie In The Sky, na maioria das vezes, acabo comendo um outro prato típico inglês, que é o "bangers & mash". É basicamente linguiça com purê de batata. Mas eles mesmos fazem a própria linguiça, que tem 3 variedades, a de carne bovina, que pode ser picante, e a de porco. É simplesmente uma das melhores linguiças que já comi. O molho usado também é típico inglês, chamado de "gravy", é feito com o suco e a gordura da carne assada.

Agora, a especialidade do Pie In The Sky, como o próprio nome já diz, são as tortas. Eu nem sou lá muito fã de tortas, mas a Roberta adora e ela sempre pede uma torta diferente, são várias opções. Dessa última vez ela pediu uma de "madras", um estilo diferente de curry, um pouco mais picante. Mas a clássica inglesa é a torta de rim com carne, no cardápio "steak & kidney", essa sendo a especialidade da casa.




















Como todo bom estabelecimento típico inglês, tem que ter chopp servido em copo de pint. Os chopps do Pie In The Sky são da Cervejaria Burgman, de Sorocaba. No local tem 4 torneiras aonde servem as variações red, IPA, lager e stout. De fez em quando colocam numa das torneiras alguma cerveja importada, usualmente da inglesa Fuller's, em especial a London Pride. As cervejas da Fuller's também são vendidas em garrafas.

















O proprietário é um punk inglês com moicano e todo tatuado que está no Brasil há uns 10 anos. Ryk Preen, uma figura. Fala alto uma mistura de inglês com português, usa palavras como "inacredi-fuckin'-tável". A voz dele ecoa pela casa inteira, misturando com a música, obviamente muito rock'n'roll, com ótimas exceções, como "Go West" do Pet Shop Boys, que dessa última vez foi cantada em plenos pulmões pelo mesmo. Apesar da aparência nervosa, Ryk é bastante simpático.

Uns meses atrás fomos num domingo para comer o clássico "sunday roast", um prato que é servido aos domingos em toda a Inglaterra. É um prato difícil de fazer e a preparação tem que começar no dia anterior. O Ryk estava especialmente orgulhoso de seu "sunday roast" e nos explicou pormenores da preparação do mesmo. Nesse último domingo, não tinha "sunday roast", que ele tirou do cardápio por falta de interessa do público. Uma pena. Ficou apenas 2 meses no cardápio.


















Na verdade estava um pouco chateado com essa história do "sunday roast", pois disse que sempre pediram para ele fazer e quando resolveu fazer, ninguém pedia. Disse que cansou de comer a carne que sobrava, uma carne especial que ele demorou meses para encontrar em São Paulo. Tive a sorte de experimentar. Foi ótimo. Espero que um dia volte pro cardápio. O Pie In The Sky fica em Perdizes, São Paulo, SP, na Rua Tucuna, 350.





Nenhum comentário:

Postar um comentário