quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Rede japonesa de ramen inaugura primeiro restaurante no Brasil.

Ontem por acaso conheci o Ikkousha, novo restaurante de ramen inaugurado há uma semana na Liberdade, em São Paulo. Estava na Rua Thomaz Gonzaga procurando o que comer (essa rua tem uma dezena de bons restaurantes), quando percebi essa novidade e fui entusiasmado conhecê-lo com a minha mulher, a Roberta. Nós adoramos aventuras gastronômicas.












Já conheço muito restaurante especializado em comida oriental na Liberdade, especialmente os que servem lamen, que é basicamente macarrão ensopado. Um parênteses: não existe diferença de lamen e ramen. Países como Japão e Estados Unidos chamam de ramen, já no Brasil e China, chamam de lamen.

O melhor lamen de São Paulo é o do restaurante Okuyama, que fica na Rua da Glória. Esse é um restaurante que serve todo tipo de comida oriental, o cardápio deles é imenso, mas o lamen segue imbatível, melhor que os de restaurantes especializados queridinhos da galera, como Lamen Kazu, JoJo Ramen a Aska Lamen.




A primeira posição do Okuyama continua segura, mesmo depois de experimentar um dos melhores ramens que já comi na vida, que é o do Ikkousha. É um dos melhores pelo simples fato de ser diferente. O segredo de um bom ramen está no caldo. Cada restaurante tem o seu modo de preparo e eles mantém a receita em segredo. Sei que vai de tudo numa receita de um bom caldo.

O ramen do Ikkousha é chamado de tonkotsu e a base dele é o porco. A elaboração do caldo está descrita no cardápio: o osso do porco é cuidadosamente lavado e limpo, sendo levado ao cozimento por vários dias, onde lentamente vai se formando uma textura cremosa que é o caldo de tonkotsu. Essa textura cremosa só é possível devido aos vários processos de cozimento dos ossos de porco.

O Tonkotsu Ramen é uma especialidade da cidade de Hakata, onde Ikkousha se originou. Fica no sul do Japão. Desde o surgimento, o Ikkousha se tornou uma rede com dezenas de restaurantes espalhados pelo mundo. Chega agora ao Brasil. O ramen deles é realmente diferente. O caldo é mais grosso que o normal e o gosto da carne de porco é bastante pronunciado.




















A Roberta escolheu o prato clássico e tradicional do Ikkousha , mas eu não resisti à versão picante do mesmo prato. O nome é God Fire. É feito da mistura da sopa de Tonkotsu com a base de molho pimenta caseira, que deixa o ramen picante. O cliente pode escolher até 4 níveis de pimenta. Eu escolhi o nível 3 e o prato veio muito picante. Muito mesmo. Uma delícia.

Esse post inaugura uma nova faceta nesse blog, que é a das aventuras gastronômicas, especialmente por restaurantes da Liberdade, Bom Retiro e centro de São Paulo, que é aonde mais gostamos de comer. Também pretendo deixá-lo mais pessoal, postando mais textos em primeira pessoa. Afinal blog é isso, ainda mais um blog hospedado no Blogspot.

Serviço: Ikkousha, Rua Tomaz Gonzaga, 45, Liberdade, São Paulo, SP.





Nenhum comentário:

Postar um comentário