segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A volta do Esquizofrenia Zine.



Criei o blog Lazer Guided Melodies em 2007 para disponibilizar em mp3 discos de minha coleção que estavam fora de catálogo. Foi uma época em que existiam vários blogs do tipo e eu queria dar a minha contribuição. Eu não tinha permissão das bandas e artistas para fazer isso, então eu deixava o blog o mais anônimo possível.  Depois de algum tempo os links dos discos expiraram, sites como o Bandcamp e Soundcloud apareceram e eu deixei de lado o compartilhamento de discos. O blog então deixou de ser tão anônimo e passou a servir de canal para divulgação de atividades em que estava envolvido, como a criação da Locomotiva Discos, os shows do Magic Crayon, as discotecagens e as feiras de discos, além de artigos e entrevistas com artistas que eu admirava. Com o tempo a loja foi se tornando o meu foco principal de trabalho e passei a me dedicar a ela integralmente. O blog foi abandonado nessa época.

O blog Esquizofrenia Zine surge agora por causa da necessidade de divulgar a boa música que chega diariamente na loja. Essa mesma necessidade motivou o surgimento do fanzine na primeira vez, por isso naturalmente o mesmo nome foi resgatado. O Esquizofrenia Zine foi um fanzine impresso que editei de 1993 até 2003. Nesse período, foram lançadas 28 edições. O fanzine teve uma fase on-line no fim da década de 90, antes de surgirem os blogs, numa fase da Internet aonde surgiram vários fanzines eletrônicos (ou abreviadamente os e-zines). Hoje optei pelo formato blog devido a praticidade e rapidez de publicação. Tenho ciência de que hoje em dia os blogs perderam a força. Foram sorvidos pelas redes sociais. A ideia é publicar no blog e esperar que seja compartilhado nas redes sociais. Dessa forma espero promover a boa música que é disponibilizada na Locomotiva Discos.





Um comentário: