sábado, 29 de agosto de 2015

Troum & raison d'être, “De Aeris In Sublunaria Influxu” CD (Essence Music, 2015)




Em nossa viagem por Minas Gerais, já passamos por Uberlândia e Araguari. Agora aterrissamos em Juiz de Fora, terra da Essence Music, uma das gravadoras mais incríveis do país. Na ativa desde 1999, lançando sempre um ou dois discos por ano, tudo muito bem feito; com um cuidado especial com a embalagem e dedicada aos sons mais experimentais, a Essence Music nos brinda agora com um álbum do Troum em parceria com raison d’être.

Troum é uma palavra antiga alemã que significa “sonho”. Formada por dois alemães, o Troum tem como objetivo induzir ouvintes a um estado de semiconsciência, hipnotizando os mesmos com uso de sons repetitivos e constantes, também conhecido como drones. Já raison d'être é projeto de um homem só e vem da Suécia. Também navega pelas calmas águas da música ambiente. A parceria de Troum & raison d'être ocorre pela primeira vez e o resultado é o álbum “De Aeris In Sublunaria Influxu”.



Contendo 7 faixas, todas poderiam ser classificadas como sendo o mais puro e delicioso dark ambient. Então é um disco para botar e relaxar. Deitar e dormir, ou acordar e ouvi-lo atentamente, prestando atenção em todos os detalhes que surgem pelo caminho. Obviamente o “dark” do “ambient” indica que esse caminho sonoro sugere paisagens cavernosas, escuras e frias. Certa melancolia paira no ar o tempo todo. A capa do disco mostra o que parece ser um céu nublado e carregado de nuvens densas prontas para desabar. A música por vezes chega a um crescendo aonde momentaneamente parece que tudo vai explodir, mas nada acontece.



Diria que esse é o melhor lançamento da Essence Music até o momento, caso a gravadora já não tivesse lançado tanta coisa boa, como Nadja, Expo Seventy, Acid Mothers Temple, Boris, Suishou No Fune, entre outros. Ao mesmo tempo em que lança esse disco, sai também um CD do Merzbow, que deve figurar no blog em breve. Música instigante e com atenção especial para as capas & encartes, a Essence Music mais uma vez impressiona com Troum & raison d'être.

Compre na Locomotiva Discos, clique aqui.

2 comentários:

  1. Lindo! Música lara se ouvir com lente de aumento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ,digo, PARA se ouvir com lente de aumento (foi a emoção...)

      Excluir