quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Circle Jerks, "VI" CD (Marquee, 1987/2015)


























Uma gravadora que se especializou em relançamentos exclusivamente para o mercado brasileiro é a Marquee Records do Rio de Janeiro. São duas séries bastante ativas atualmente: a “classic metal series”, dedicada ao metal oitentista e a “classic core series”, dedicada ao hardcore oitentista. Já foram lançados álbuns do Leeway e Sudden Impact (dois de cada) e agora acaba de sair um do Circle Jerks.

Infelizmente esses relançamentos são negligenciados pela crítica musical estabelecida do país. Você não vai ficar sabendo sobre eles em nenhuma revista ou jornal nacional. Por isso, no fim das contas, esses discos acabam sendo vendidos mais no exterior do que por aqui. A Marquee inclusive tem um tentáculo na Irlanda. Um dos relançamentos da “classic core series” só saiu por lá (o “Depths of Death” do Sentinel Beast).

O álbum do Circle Jerks que acaba de ser relançado é o “VI”, quinto álbum lançado em 1987 e o último antes da banda entrar num hiato de cinco anos. Fora de catálogo desde então, esse álbum se tornou objeto de culto devido a sua raridade (a versão em vinil custa uma nota, inclusive a brasileira). O CD vem numa edição digipack com o nome da banda em alto relevo e um encarte generoso com letras, fotos e história da banda (em inglês).

Apesar do Circle Jerks ser uma banda conhecida pelo hardcore e o CD ser relançado numa “classic core series”, esse álbum não é o que poderíamos chamar de hardcore padrão. Para começar as canções não são tão rápidas. Elas têm um andamento cadenciado, são melódicas e no álbum temos até uma cover do Creedence Clearwater Revival. Não é a toa que algumas pessoas dizem que esse álbum é um “proto-grunge”. Faz sentido.






Você pode adquirir "VI" do Circle Jerks na Locomotiva Discos, clicando aqui.




Um comentário: