sábado, 19 de setembro de 2015

V. Vale, "Alguém Come Centopeias Gigantes?" livro (Edições Ideal/Mondo Massari, 2015).


























Apesar da capa feiosa, o livro tem esse título esquisito e genial. Em todo caso, é mais um volume da Coleção Mondo Massari, então obrigatoriamente tem que ser devorado por qualquer amante da boa música e cultura em geral. Editado pela Edições Ideal, os livros selecionados pelo Fábio Massari para essa coleção são um melhor que o outro. Temos “Nós Somos a Tempestade”, sobre alt-metal, a HQ “Malcolm”, que é uma entrevista do próprio com o Malcolm McLaren em quadrinhos, além do livro “Mondo Massari”, que não faz parte do selo, mas é como se fosse o paizão de todos os outros. A Edições Ideal também já lançou dois romances do Martin Millar, escritor inglês apadrinhado pelo Massari (ele já escreveu sobre Martin Millar no livro “Emissões Noturnas - Cadernos Radiofônicos de Fm”, lançado em 2003).

O livro mais recente “Alguém Come Centopeias Gigantes?” é uma seleção de entrevistas do fanzine norte-americano Search & Destroy, que durou 11 edições durante 1977 e 1979, ápice do punk. Editado por V. Vale em São Francisco, o fanzine foi o embrião da editora criada pelo mesmo nos anos 80, chamada de Re/Search Publications e que dura até hoje. Entrevistas publicadas por fanzines costumam ser diferentes daquelas publicadas por uma grande revista. Elas são mais intimistas, informativas e inteligentes. O zineiro pressupõe que a pessoa que está lendo a sua publicação já é alguém acima da média, então dá-lhe referências obscuras, humor negro e experimentos diversos. As entrevistas de V. Vale são assim.

O livro é lindamente diagramado de forma a lembrar um pouco a arte zineira em preto & branco. Temos bastante fotos, trechos destacados, ilustrações e mais regalias que deixam o livro muito bonito e empolgante. A tradução ficou a cargo do Alexandre Matias do Trabalho Sujo.  No meio, uma surpresa. Um trecho do livro “Música Incrivelmente Estranha”, lançado pela Re/Search em 1992. É um livro sobre música exótica cujo grande destaque é uma extensa entrevista com The Cramps, aonde eles conversam com V. Vale sobre discos e música em geral. Essa é a cereja do bolo de “Alguém Come Centopeias Gigantes?”, aonde temos essa entrevista publicada na íntegra. É irresistível publicar alguns trechos: 

Poison Ivy: “Quando tovamos “Surfin’ Bird”, essa música tem um efeito incrível sobre as pessoas. Mesmo com um público que não reage, quando o Lux começa aquele “Papa Ooo-Mau-Mau” maluco, alguns da plateia começam a cantar, outros murmuram em silêncio e eles começam a parecer como se estivesse em transe. Depois todos eles se soltam, e parece um ninho de cobras – tipo se contorcendo. Isso acontece em todo lugar, em qualquer país – aconteceu no México quando tocamos semana passada. O idioma limita suas experiências até um tanto – talvez algo se liberte ao deixar sair estes sons sem sentido. Ou talvez seja um determinado som ou mantra que faz isso. Eu li na Enciclopédia das Mulheres que a palavra “mama” é entendida em qualquer idioma, em qualquer cultura, em qualquer lugar – ela tem o mesmo significado e recebe a mesma resposta.

V. Vale: Onde vocês compram seus discos hoje em dia? Em catálogos?

Poison Ivy: Às vezes, mas normalmente na feira de troca de discos em Pasadena.

Lux Interior: É a melhor do país; as pessoas vêm da Geórgia e montam barraquinhas lá. Eu sempre vou direto para os colecionadores de Beatles e procuro a caixa de rockabilly deles...

Poison Ivy: O lixo deles.

Lux Interior: E tem colecionadores de rockabilly vendendo discos dos Beatles com a capa dos açougueiros e eles não sabem disso. Você tem que ir na pessoa certa; ver com o que ele está animado e procurar outra coisa. No mercado de pulgas de Pasadena no ano passado eu estava olhando para um toca-discos pequeno e o cara diz: “Eu tenho alguns discos aqui que você pode usar para testar”. Eu olho para os disco e falo [com uma casualidade forçada]: “Quanto você quer por esses?” e ele diz “Ah, eu faço esses por cinco centavos cada”. Nós acabamos fazendo um cover de uma das músicas...

Você por adquirir o livro “Alguém Come Centopeias Gigantes?” na Locomotiva Discos clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário