quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Rex Ilusivii, "In The Moon Cage" 2xLP (Often Music, 2015)



Rex Ilusivii significa O Rei das Ilusões em latim. Rex Ilusivii também é um dos nomes artísticos usados por Mitar Subotić. O outro, mais conhecido, é Suba. Sim, o Suba que lançou “São Paulo Confessions” em 1999, o Suba que produziu Arnaldo Antunes, Marina Lima, Edgard Scandurra entre outros. O Suba que morreu tragicamente em 1999 enquanto tentava resgatar as fitas de suas gravações de Bebel Gilberto durante um incêndio em seu estúdio.

Suba nasceu em Novi Sad, na Iugoslávia. Músico de formação erudita, ainda jovem fez trilhas para teatro e pesquisou música folclórica do seu país. Em 1990, com uma bolsa da Unesco, chegou ao Brasil, onde se estabeleceu como produtor. Antes disso, nos anos 80, já havia lançado gravações usando o nome Rex Ilusivii, como o álbum “Disillusioned!”, de 1987. Mas boa parte das gravações dessa época ficou guardada.

Vladimir Ivkovic é um DJ servo que tem longa residência no clube Salon Des Amateurs de Düsseldorf, Alemanha. Famoso por sets inventivos e intrincados, ele agora também criou o selo Often Music. O primeiro lançamento do selo é “In The Moon Cage” de Rex Ilusivii, que contém 6 canções dessas gravações feitas nos anos 80 (mais precisamente 1988) e que estavam guardadas pela família de Suba.

O álbum “In The Moon Cage” foi lançado em vinil duplo, sendo que um dos lados do segundo vinil não contém música, apenas um desenho no lugar dos sulcos. Nos três lados restantes temos duas extensas músicas de cada lado. É música eletrônica experimental, com certa influência de world music e música ambiente. Já foi até comparado aos experimentos feitos pelo David Bowie na segunda parte de “Low”. 



Você pode adquirir “In The Moon Cage” de Rex Ilusivii clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário